Aconteceu outro engavetamento em uma rodovia em São Paulo no dia 5 de outubro. Desta vez, foi na Rodovia Anchieta, a principal estrada de acesso ao Porto de Santos. É o Complexo Anchieta-Imigrantes. Dez carros se envolveram no acidente. A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil foi até a rodovia e descobriu que falta fiscalização. Os motoristas abusam na velocidade. Para se ter uma ideia, o tacógrafo do caminhão que provocou o acidente marcava a velocidade de 95 km/h. No local, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. Esse não foi o único acidente de quarta numa das estradas mais importantes do país.
Uma estrada sinuosa leva os paulistanos ao litoral sul do estado. Movimentada, ela é usada por caminhoneiros para chegar ao principal porto do país, o de Santos. Trata-se da Rodovia Anchieta, inaugurada há 64 anos e ainda hoje é uma das mais importantes e perigosas de São Paulo.
"É boa, só que está com excesso de caminhões e carros. Está bastante complicado", apontou um motorista. "Tem muito pouco acostamento para se livrar de algum perigo", disse outro.
No dia 5 ocorreram dois acidentes. Em um deles, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas. O motorista do caminhão acusado de provocar o engavetamento acabou preso por homicídio, porque estava acima da velocidade permitida. Em outro trecho da rodovia, um caminhão tombou.
A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil levou Luiz Célio Bottura, consultor em prevenção de acidente de trânsito, para a Rodovia Anchieta. Em um trecho, a velocidade máxima permitida era de 110 km/h, mas havia lentidão no trânsito. A mureta de proteção estava destruída.
O trecho mais perigoso da rodovia é chamado de "Curva da onça". É uma curva bastante acentuada. Para passar no local, o motorista precisa reduzir a velocidade e redobrar a atenção. "Se abusar, ele vai rodar, capota para lá ou para cá e bate nos outros veículos e perde o breque", comentou o consultor.
A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil não encontrou policiais na estrada. "A presença da Polícia Rodoviária já faz as pessoas respeitarem. Não tem ninguém fiscalizando, eles fazem o que eles querem. A presença da policia é sempre útil ao respeito e a um melhor comportamento do motorista nesse sentido", avalia Bottura.
Segundo a página da polícia na internet, hoje há quatro mil policiais no estado, patrulhando 20 mil km de rodovias.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 6 de outubro de 2011

Parceria nos trilhos (05/10/2011)

O governo de São Paulo acerta ao oferecer, de uma só vez, um conjunto de linhas de transporte sobre trilhos para a construção e a exploração da iniciativa privada. O Estado tenta aproveitar-se das con (...)

Flanelinhas nas barbas da Guarda (10/10/2011)