Apesar da fiscalização, flanelinhas agiam livremente nas principais avenidas do Centro - Rio Branco e Presidente Vargas-, dia 8 de outubro, uma semana após O Globo denunciar que as vagas na região estavam sendo negociadas por até R$ 20. E, mesmo com a presença de guardas municipais e agentes da Secretaria da Ordem Pública (Seop), operadores do Rio Rotativo cobravam até R$ 7 por uma vaga, quando o talão de estacionamento custa R$ 2. Um guardador do Rio Rotativo, na Avenida Graça Aranha, chegou a se oferecer para ficar com as chaves do carro, sem logotipo, usado pela equipe do Globo, já que não havia vaga disponível no local.
Minutos antes, o mesmo funcionário assumiu o volante de um carro parado irregularmente na esquina e o estacionou numa vaga que tinha acabado de ser liberada. Um flanelinha ajudava a segurar o trânsito para a manobra. No quarteirão da Presidente Vargas, entre a Rua Uruguaiana e a Avenida Rio Branco, na pista sentido Candelária, muitos guardas municipais fiscalizavam o estacionamento, mas pelo menos um flanelinha conseguiu driblar a fiscalização. "Aqui não tem mais vaga, mas ali na frente tem uma", ofereceu o guardador, cobrando R$ 7 pelo estacionamento.
No dia seguinte, domingo, com comércio fechado no Centro, a farra dos flanelinhas se transfere para a Zona Sul.
Bandalhas de motoristas contribuem para desordem
As irregularidades nas ruas da cidade vão além dos flanelinhas. Motoristas também contribuem, e muito, para a desordem urbana. Com a escassez de vagas na orla, muitas pessoas estacionam em cima das calçadas nas avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira, sem serem multadas por guardas municipais.
Por meio de nota, a Seop informou que "vai intensificar a fiscalização para coibir esta prática que contribui para a desordem urbana, já que incentiva o estacionamento irregular". A nota pede ainda que a população colabore procurando as delegacias para que os casos sejam tratados criminalmente.
Fonte: O Globo (RJ), 10 de outubro de 2011

Parceria nos trilhos (05/10/2011)

O governo de São Paulo acerta ao oferecer, de uma só vez, um conjunto de linhas de transporte sobre trilhos para a construção e a exploração da iniciativa privada. O Estado tenta aproveitar-se das con (...)