Flagrante de perigo na rodovia mais movimentada de Mato Grosso. A mulher numa moto leva no colo um bebê. Em uma avenida uma cena igual à registrada na Rodovia Federal e mais uma, duas, três. Em uma outra moto, transformada num veículo de carga, o homem e a mulher estão com capacete, mas as duas meninas não. As crianças são tão pequenas que os pés ficam soltos, não alcançam nenhum ponto de apoio. Na maioria dos casos, os pequenos viajam espremidos entre dois adultos, aponta reportagem do Jornal Hoje.
Na imagem, a criança não consegue abraçar completamente o corpo do condutor e segura com as pontas dos dedos a roupa do piloto. Em outra imagem, a criança viaja na frente da moto, pertinho da mãe, num espaço improvisado sem qualquer segurança.
De acordo com o Código de Trânsito, o transporte de crianças menores de sete anos em motocicletas é proibido. Uma infração gravíssima e uma das punições é o recolhimento da carteira de habilitação.
"A criança tem que apoiar o pé nos pedais de apoio. Após ela se sentar na moto ela abraça o condutor firme e assim ela está bem segura para ser transportada pela cidade", afirma a psicóloga do Detran Isabela Figueiredo.
Os pais também precisam ficar atentos ao modelo do capacete. Um deles, vendido por algumas lojas como próprio para crianças, não tem o selo de aprovação do Inmetro e ainda traz um aviso: para quem anda de moto é proibido.
"Se os pais perceberem o quanto estão arriscando a vida dos filhos, eles mesmos vão começar a pensar em alternativas para transportá-los."
Fonte: Jornal Hoje, 3 de outubro de 2009

Rotativo já está mais caro (05/10/2009)

O valor cobrado pelo estacionamento nas vagas de Zona Azul em São Paulo aumentou de R$ 1,80 para R$ 3,00 no dia 5 de outubro. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), folhas com o preço ant (...)

Mudanças na Cardeal Arcoverde (05/10/2009)