São Paulo bateu recordes históricos de multas de trânsito no primeiro semestre deste ano. O balanço foi divulgado dia 2 de outubro pela CET. O novo recorde é do mês de maio, com 673 mil multas aplicadas. Em todo o primeiro semestre foram 3,2 milhões de infrações flagradas. Segundo noticiou a Folha de S. Paulo, desde fevereiro a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não divulgava os números mensais de multas. Até então, o recorde histórico era de agosto do ano passado, com 510 mil. No primeiro semestre deste ano, o recorde antigo foi superado com folga em março, abril, maio e junho.
As infrações de rodízio continuam sendo as campeãs, mas cresceu bastante a participação no total das multas por excesso de velocidade. Nos primeiros seis meses de 2008, o rodízio era responsável por 30% das autuações, excesso de velocidade por 21% e estacionamento em local proibido por 20%. No mesmo período deste ano, 27% das infrações foram de rodízio, 26% de excesso de velocidade e 16% de estacionamento em local proibido. O maior crescimento, de acordo com a CET, foram as infrações de carros que trafegam na faixa exclusiva de ônibus: 199%, de 31,8 mil para 94,9 mil.
O grande crescimento do número de multas se deve principalmente aos radares, que respondem por 53% do total de multas aplicadas. No fim do ano passado foram trocadas as empresas que operavam os radares fixos e lombadas eletrônicas da cidade. Os novos aparelhos foram instalados no início deste ano. Hoje, a cidade tem 121 radares fixos, 13 móveis, cem lombadas eletrônicas, 117 aparelhos que flagram quando o motorista fura o semáforo vermelho e 60 que apontam invasão da faixa exclusiva de ônibus.
A CET divulgou também que houve queda de 7,4% no número de mortos no trânsito no primeiro semestre deste ano: de 741 para 690.
Fonte: Folha de S. Paulo, 3 de outubro de 2009

Rotativo já está mais caro (05/10/2009)

O valor cobrado pelo estacionamento nas vagas de Zona Azul em São Paulo aumentou de R$ 1,80 para R$ 3,00 no dia 5 de outubro. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), folhas com o preço ant (...)

Mudanças na Cardeal Arcoverde (05/10/2009)