O Metrô afirmou dia 17 ter encontrado a peça defeituosa que provocou, dia 16, a primeira batida entre dois trens de passageiros da história da companhia, que terminou com 49 feridos. A empresa também anunciou a substituição de todos os equipamentos parecidos existentes na rede metroviária. Segundo noticiou a Agência Estado, são 12 placas eletrônicas, que servem para detectar a presença dos trens nas vias férreas e determinar a velocidade de cada composição. Essas placas estão espalhadas pelas Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha - onde ocorreu o acidente. Segundo o Metrô, a placa defeituosa da Linha 3-Vermelha, perto da Estação Carrão, foi trocada ainda no dia 16. E as outras 11 placas foram substituídas por precaução dia 17, embora não apresentassem defeito.
O Metrô, no entanto, ainda não esclareceu quando o problema com a placa da Linha 3 foi detectado - antes do acidente, outro operador de trem havia detectado problemas na via e informado o Centro de Controle Operacional. O Metrô disse ter enviado agentes de manutenção até o local, mas não deixou claro porque o trem C-20, que transportava todas as pessoas feridas, avançou por aquele trecho.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, essas placas não passam por manutenção preventiva. São como placas de computador - ou funcionam ou não funcionam, sem meio termo - e são trocadas se apresentam algum defeito. A assessoria também apresentou a relação de gastos com manutenção do Metrô de 2008 a 2011, para refutar acusações de queda nos investimentos na rede.
Fonte: Agência Estado, 18 de maio de 2012

Rua sem nome número zero (16/05/2012)

Entre o Itaim Bibi e a Vila Olímpia há uma rua engraçada. Não tem nome, tampouco iluminação, mas nem por isso deixou de ser escolhida como ponto final de cinco linhas de ônibus. E faz parte do trajeto (...)

Tristes recordes do trânsito (16/05/2012)