O processo de compra e venda de um veículo é simples e basta o pagamento e uma transferência. Mas muita gente não faz essa transferência e as multas, impostos acabam indo para o antigo dono. Para evitar essa situação, a melhor atitude a se tomar é fazer um documento de comunicação de venda. É de graça e evita muita dor de cabeça mais tarde, tanto para quem compra veículo como para quem o vendeu.
É o caso do servente-geral Evanildo Dias, mostra o G1. Ele vendeu a própria moto em fevereiro de 2009 e passados mais de três anos da negociação ele continua recebendo cobranças referentes à renovação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (Ipva). "Desde 2009, recebo essas contas em meu nome. Sorte minha que não vieram multas, senão eu teria que pagar isso também", afirma.
Já Nelson dos Reis passa pelo mesmo problema. Ele não enviou ao Departamento de Trânsito (Detran) a comunicação de venda de uma mobilete negociada em 1994 e continua sendo cobrado por impostos do veículo. "A pessoa, acredito, não fez a transferência do veículo até hoje, então eu fico recebendo as cobranças até hoje", destaca.
Se isso não for feito, a pessoa continua tendo responsabilidade civil e criminal por tudo o que acontecer com o veículo. Feita a comunicação de venda, passa a ser do novo dono a responsabilidade de fazer a transferência da documentação veicular.
Fonte: portal G1, 17 de maio de 2012

Rua sem nome número zero (16/05/2012)

Entre o Itaim Bibi e a Vila Olímpia há uma rua engraçada. Não tem nome, tampouco iluminação, mas nem por isso deixou de ser escolhida como ponto final de cinco linhas de ônibus. E faz parte do trajeto (...)

Tristes recordes do trânsito (16/05/2012)