Os estacionamentos subterrâneos da Esplanada dos Ministérios, promessa para minimizar o problema com a falta de vagas, devem sair do papel para ficarem prontos até a Copa do Mundo de 2014. A informação é do secretário-executivo do Conselho Gestor das PPP (Parceria Público-Privada), Márcio Galvão. O objetivo das obras é reduzir o déficit de vagas de estacionamento na região central de Brasília. Segundo o portal R7, não há estimativa oficial de quantas vagas precisam ser criadas no centro da capital federal, mas os flagrantes de estacionamento irregular deixam claro que não há lugar para todos. Especula-se que o déficit de vagas esteja entre 30 mil e 40 mil. Com a falta de locais para deixar o carro, tanto em estacionamentos públicos como em privados, na Esplanada dos Ministérios e nas principais quadras do centro de Brasília o cenário é de total desrespeito às leis de trânsito: carros em cima de calçadas, em filas duplas, fechando a passagem de outros veículos e de pedestres e até na frente dos pontos de ônibus.
O projeto apresentado pelo GDF para a construção de três grandes estacionamentos subterrâneos na Esplanada dos Ministérios e setores comerciais Sul é de uma PPP (Parceria Público-Privada). De acordo com o secretário-executivo do Conselho Gestor das PPP, Márcio Galvão, a Secretaria de Governo já realizou a chamada pública que contratou a empresa para elaborar um estudo de viabilidade econômica e ambiental do estacionamento que funcionará sob a Esplanada dos Ministérios.
O laudo que deveria ser finalizado até 15 de maio só deve ficar pronto em meados de junho, quando será submetido à aprovação de uma comissão formada por representantes do GDF e da Secretaria do Patrimônio Público da União, que representará os ministérios, Câmara e Senado.
Após a conclusão do estudo, o projeto será discutido em audiências públicas com a sociedade civil e órgãos da área ambiental e do tombamento do patrimônio histórico. Nessa fase, haverá a possibilidade de mudanças na construção do estacionamento a partir das sugestões apresentadas nos debates.
A próxima etapa é a licitação para contratar a empreiteira que vai desenvolver o projeto arquitetônico e executar as obras de construção. Por se tratar de uma PPP, os recursos são de origem eminentemente privada. Deste modo, a mesma empresa terá o direito de explorar o estacionamento pelo período de 20 a 30 anos, recebendo o lucro das tarifas que serão cobradas.
Número de vagas
O número de vagas será definido por meio de estudo que fará a medição de quantos veículos circulam hoje na região e a demanda por estacionamento que esse tráfego gera. O certo é que o número de espaços destinados será calculado com base em um estudo que vai prever o crescimento da demanda de anos seguintes.
Para o pesquisador Artur Morais, esse número de vagas a ser criado e o custo que elas representarão são relevantes para a avaliação da pertinência do projeto. Ele acredita que o modelo de PPP é o mais adequado para a obra, uma vez que, segundo ele, o governo deve priorizar seus esforços em transporte público.
"A administração jamais deveria investir em projetos que beneficiem a locomoção por meio de automóveis. Todos os investimentos devem focar o transporte coletivo, que favorece as pessoas que mais necessitam."
Estatísticas do Detran mostram que, no ano passado, 137.331 veículos foram emplacados no Distrito Federal. A frota total é de 1.336.657, computada até março de 2012, o que representa uma média de menos de duas pessoas por automóvel.
Por causa dessa relação de pessoas por carro, Morais também defende o estudo de medidas para a restrição de circulação de veículos no Plano Piloto como forma de melhorar o trânsito e, consequentemente, amenizar o problema da falta de vagas.
Fonte: portal R7, 21 de maio de 2012

Rua sem nome número zero (16/05/2012)

Entre o Itaim Bibi e a Vila Olímpia há uma rua engraçada. Não tem nome, tampouco iluminação, mas nem por isso deixou de ser escolhida como ponto final de cinco linhas de ônibus. E faz parte do trajeto (...)

Tristes recordes do trânsito (16/05/2012)