Parking News

A semana começa com um desafio que o brasileiro conhece bem: o trânsito. A equipe do Bom Dia Brasil fez flagrantes que mostram motociclistas e caminhoneiros burlando a fiscalização nas ruas de São Paulo. São flagrantes de irresponsabilidade, que podem até provocar acidentes. Para driblar o horário de restrição e trafegar em locais proibidos, como na Marginal Tietê, muitos caminhoneiros escondem as placas do veículo. Em alguns casos, os caminhões ficam estacionados no acostamento das marginais para aguardar o fim do horário de restrição.
Os radares portáteis e outros direcionados para as faixas entraram em ação em São Paulo pra combater o excesso de velocidade dos motoqueiros. A resposta dos que desrespeitam a lei foi esconder as placas. Uns cobrem com o cadeado usado para prender a moto. Outros nem placa têm.
Dirigir escondendo a placa é infração gravíssima, dá sete pontos na carteira e multa de R$ 191. A irregularidade não se restringe aos pequenos. Caminhoneiros também circulam com placas ilegíveis para fugir da fiscalização. Um tem a placa coberta com papel e roda pela faixa da esquerda, o que é proibido.
Na Marginal Pinheiros, para aliviar o trânsito, os caminhões grandes não podem circular de segunda a sexta das 4h às 22h. Na Tietê, são proibidos de rodar das 5h às 9h e das 17h às 22h. Mas muitos não cumprem as regras.
O Bom Dia Brasil foi à Marginal Tietê às 20h. Para não serem multados por circular em horário proibido, muitos caminhoneiros encostam os caminhões para esperar o fim do período de restrição, mas acabam cometendo outra infração, já que estacionar no acostamento também é proibido.
"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Não tem saída, o jeito é dar uma cochilada. Fazer o quê?", diz o caminhoneiro José Edson Silva.
Luiz preferiu estacionar a rodar na Marginal. "Tem que parar e esperar. Prejudica a empresa, prejudica todo mundo, com esse trabalho que eles estão fazendo", comenta.
O especialista em tráfego Humberto Pullim diz que é preciso intensificar a fiscalização para reduzir as infrações. Quanto aos espertinhos que cobrem as placas, a saída é outra. "Nós precisamos de maior policiamento, de um maior número de blitz e de uma maior presença da Polícia Militar e Civil para coibir esse tipo de crime", aponta.
A Companhia de Engenharia de Tráfego informou que a fiscalização dos caminhões nas marginais é feita principalmente pelos radares.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 21 de maio de 2012

Categoria: Geral


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