Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos apenas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) referentes à semana terminada em 18 de maio de 2012, compilados pelo AE-Taxas. Nos demais 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, a gasolina segue mais competitiva, informou a Agência Estado.
Segundo o levantamento, o preço do etanol está hoje em 69,52% do preço da gasolina em São Paulo. No Mato Grosso, a relação está em 66,59%. Em Goiás, a relação está em 71,63% no período analisado, e no Paraná em 73,94%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em Roraima (preço do etanol é 88,93% do valor da gasolina) e no Piauí (+88,73%).
O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,651 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,8557. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,843 por litro, 0,68% abaixo do equivalente à gasolina, o que torna o etanol mais competitivo na região. Na semana, os preços do etanol subiram 0,32% nos postos no Estado de São Paulo, acumulando um recuo de 1,81% no período de um mês.
A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.
Fonte: Agência Estado, 18 de maio de 2012

Rua sem nome número zero (16/05/2012)

Entre o Itaim Bibi e a Vila Olímpia há uma rua engraçada. Não tem nome, tampouco iluminação, mas nem por isso deixou de ser escolhida como ponto final de cinco linhas de ônibus. E faz parte do trajeto (...)

Tristes recordes do trânsito (16/05/2012)