O projeto de implementação de faixas preferenciais de ônibus vai retirar 223 vagas de Área Azul de quatro ruas do centro de Ribeirão Preto. A proposta foi apresentada por profissionais da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto) a comerciantes no dia 29. O projeto provocou dúvidas e debate. O encontro aconteceu na sede da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e decidiu-se por formar um grupo de trabalho para que as partes discutam e sugiram modificações no projeto, cuja previsão para início é o fim de novembro. As vagas serão retiradas para permitir a colocação das faixas preferenciais para ônibus. A intenção da Prefeitura de Ribeirão é aumentar a velocidade média do transporte coletivo na área central. Atualmente, a média dos ônibus na região é de 11 km/h e, com as faixas, deve aumentar para 18 km/h. Como contrapartida às vagas perdidas, a Transerp quer transformar em Área Azul estacionamentos hoje livres em ruas do entorno. A previsão da empresa municipal é criar 268 novas vagas. Perderão estacionamento trechos da Visconde de Inhaúma (entre a rua Lafaiete e a avenida 9 de Julho), Barão de Amazonas (entre a 9 de Julho e General Osório), Lafaiete (entre José Bonifácio e Floriano Peixoto) e Florêncio de Abreu (entre Floriano Peixoto e Cerqueira César). Além da preocupação com a falta de vagas para estacionar, os comerciantes criticaram o alto número de ônibus que passam no centro. "Eu vejo de manhã o ônibus entrar e sair do centro cheio. Às vezes o passageiro sai de casa para um bairro vizinho, mas o ônibus passa pelo centro antes", disse o comerciante Márcio Soares. Fonte: Folha de S. Paulo, 30 de outubro de 2014

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)

RioMar chega a Fortaleza (29/10/2014)

Após dois anos e um mês de investimento e muito trabalho em uma área degradada da capital cearense, no bairro de Papicu, o Grupo JCPM inaugurou dia 29 o RioMar Fortaleza. O investimento no shopping é (...)