Após dois anos e um mês de investimento e muito trabalho em uma área degradada da capital cearense, no bairro de Papicu, o Grupo JCPM inaugurou dia 29 o RioMar Fortaleza. O investimento no shopping é de R$ 850 milhões e vai a R$ 1,25 bilhão considerando a injeção de recursos dos lojistas. O consumidor cearense ganha novidades como a chegada da Daslu, Zara, Diesel e Tok Stok, entre muitas outras opções. E os moradores do entorno, que já se beneficiaram com R$ 40 milhões em requalificação da estrutura viária local, receberam e continuarão a ter acesso a cursos de capacitação do Instituto JCPM, além de oportunidades de emprego no Rio-Mar Fortaleza. O shopping é o 12º do grupo e marca um novo passo em um ciclo iniciado em 2000, quando o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente da companhia, decidiu vender a rede de supermercados Bompreço. O grupo já atuava no setor de shoppings, ao lado da área imobiliária e de comunicações. Assim como o Bompreço, que chegou a ser a terceira rede brasileira de supermercados centrando fogo no Nordeste, o empresário manteve a aposta centrada no desenvolvimento da região. No funcionamento das lojas, o número de vagas ficará entre 7 mil e 8 mil. O RioMar Fortaleza é do mesmo porte de seus irmãos do Recife e Salvador (Salvador Shopping). O terreno total, de 114 mil metros quadrados (m²), recebeu 4 mil estacas (o equivalente a 87 quilômetros, se fossem deitadas em linha reta), 3.240 toneladas de aço e 35 mil toneladas de brita. São 24 elevadores e 47 escadas rolantes para ajudar na circulação entre nada menos que 385 lojas, além de cinemas e alimentação. Do total de lojas, 88% já foram comercializados, o que corresponde a 93% da área. Marcelo Tavares de Melo Filho, diretor do Grupo JCPM e responsável pelo Ceará, ressalta a oferta variada para o consumidor, que vai de um teatro de 900 lugares, administrado pela Opus, a 40 operações de conveniência e serviços. "Não é só um centro comercial. É um centro de convivência e serviços." A sustentabilidade do RioMar Fortaleza está nas mais diversas frentes. O esforço vai do aproveitamento da luz natural, que reduz o consumo de energia em 35%, a um sistema de esgoto a vácuo que faz o gasto de água despencar 80%, na comparação com shoppings do mesmo porte. O RioMar Fortaleza é o segundo do Brasil a receber o selo Aqua, de Alta Qualidade Ambiental, da rede mundial de certificação HQE. O primeiro já havia sido do próprio Grupo JCPM, concedido ao RioMar Recife. O RioMar Fortaleza, além da economia de água e de energia, implantou uma central de resíduos para reciclar o material das lojas, com apoio de uma cooperativa que vai gerenciar e vender o papelão, plástico e alumínio coletados. Fonte: Jornal do Commercio (Recife), 29 de outubro de 2014

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)