Um fiscal da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), plantado na ponte da Casa Verde (zona norte de São Paulo), grita para um ciclista: "Levanta o braço, mostra que você quer passar que os carros param". De bicicleta, o servidor público José Antônio de Andrade segue o conselho, para o trânsito e consegue, em poucos segundos, cruzar a alça de acesso da ponte. "Agora ficou mais fácil atravessar [a ponte]", diz Andrade, que mora em Santana (zona norte) e há quatro anos vai de bicicleta para o trabalho, na av. Paulista. "Antes era um sufoco. Tinha que andar no meio dos carros." A ponte da Casa Verde é a primeira a receber intervenções no trânsito para viabilizar o projeto da gestão Fernando Haddad de fazer ciclovias em pontes das marginais Tietê e Pinheiros. Sofreu uma série de mudanças para diminuir a velocidade dos carros e permitir a passagem de ciclistas e pedestres. Não há semáforo. Nela, a prefeitura criou um espaço de pedestres pintado de azul, reduziu o espaço dos carros na alça de acesso e colocou uma "lombofaixa" - lombada que serve como faixa de pedestres e ciclovia. Fiscais têm ficado ali o dia todo, de "plantão", verificando se os motoristas dão preferência a ciclistas e pedestres, como prevê a lei. Um dos agentes, que pediu para não ser identificado, reluta em acreditar na boa vontade dos motoristas. "Só deixam passar porque estou aqui e têm medo de levar multa. Se eu sair, é cada um por si." Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de novembro de 2014

Categoria: Cidade

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)

RioMar chega a Fortaleza (29/10/2014)

Após dois anos e um mês de investimento e muito trabalho em uma área degradada da capital cearense, no bairro de Papicu, o Grupo JCPM inaugurou dia 29 o RioMar Fortaleza. O investimento no shopping é (...)