Parking News

Um mês após o lançamento, o aplicativo Cidadão do Trânsito está ganhando popularidade e conquistando adeptos entre condutores e pedestres de Salvador. A ferramenta conta com cerca de 4.800 usuários e recebe, diariamente, pelo menos 70 imagens de ocorrências em ruas e avenidas da capital baiana. O funcionamento é simples: o cidadão baixa o aplicativo, gratuitamente, e pode enviar uma fotografia de acontecimentos fora do comum, como acidentes, congestionamentos e infrações. As fotos, além de ficarem disponíveis no site do aplicativo (www.cidadaodotransito. com.br), são enviadas para a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). No primeiro mês, o portal teve cerca de três mil acessos. Segundo o gerente de trânsito do órgão, Antônio Nery, os registros recebidos auxiliam na fiscalização. "Por determinação da legislação vigente, não podemos notificar um condutor apenas pelas imagens. Só podemos notificar com o flagrante do agente. Por isso, mandamos a fiscalização aos locais apontados", explica Nery. Câmeras De acordo com Luiz Paulo Magalhães, sócio da empresa Marco Zero Cidadania, que criou o aplicativo, 70% das fotos são de estacionamento irregular. "Mas também recebemos registros de semáforos quebrados, carga e descarga irregulares e problemas com ônibus, como aqueles que param fora do ponto", conta. Nos próximos 90 dias, segundo ele, a Marco Zero Cidadania irá implantar 100 câmeras nas principais vias de Salvador para monitorar o trânsito. "Com isso, a pessoa vai entrar no aplicativo e ter acesso a esse monitoramento em tempo real. Poderão ver onde o trânsito está lento e escolher uma rota", diz. Ele conta que as imagens são enviadas para a Transalvador em tempo real. Pontos como a rua Portugal, no Comércio, e o bairro do Politeama são alvo de queixas diárias. Magalhães ressalta que não há limite de envio de fotos por dia. Segundo ele, a identidade do cidadão é preservada. Por questões de segurança, o usuário só pode tirar a foto a partir do aplicativo. Antônio Nery diz que o aplicativo tem auxiliado, mas ressalta que a fiscalização em Salvador tem sido intensificada. "O resultado é que o número de autuações pelos agentes é muito maior do que o registrado no ano passado", diz. Nos quatro primeiros meses deste ano, o número de notificações para condutores infratores aumentou 23% em comparação com o mesmo período do ano passado. Infrações de estacionamento irregular, por exemplo, saltaram de 18.739, entre janeiro e abril de 2013, para 33.650 no mesmo intervalo deste ano. Fonte: A Tarde (BA), 28 de outubro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)

RioMar chega a Fortaleza (29/10/2014)

Após dois anos e um mês de investimento e muito trabalho em uma área degradada da capital cearense, no bairro de Papicu, o Grupo JCPM inaugurou dia 29 o RioMar Fortaleza. O investimento no shopping é (...)


Seja um associado Sindepark