Parking News

Uma tecnologia de sensores ópticos instalados nas ruas de Águas de São Pedro (SP) oferece a moradores e turistas a opção de checar em tempo real a disponibilidade de vagas por meio de um aplicativo de celular ou tablet. O projeto gratuito faz parte de uma parceria fechada com uma multinacional de telefonia que usa a pequena estância hidromineral, com pouco mais de 3 mil moradores, como "laboratório" para novidades tecnológicas. Os equipamentos são movidos à energia solar e marcam 300 vagas na área central. O município não cobra taxas de estacionamento em áreas públicas. Um totem colocado na entrada da Avenida Carlos Mauro, a principal do Centro, também informa se há ou não lugares vazios para parar o veículo. O sistema conhecido como "Estacionamento Inteligente" existe em alguns shoppings centers de São Paulo, mas é inédito em gestões públicas, segundo a Prefeitura. Águas é a menor cidade da região de Piracicaba (SP), mas chega a receber 25 mil pessoas em feriados. Além de reduzir o tempo de procura por estacionamento, a iniciativa tem um viés ecológico. "Com menos carros circulando, há menos emissão de gases da combustão de combustíveis na atmosfera. Fora que os sensores são movidos a energia solar", disse o secretário de Turismo, Fábio Pontes. A previsão é que em um mês sejam instalados mais dois totens e sensores em outras 200 vagas. Os equipamentos ficarão em pontos de maior circulação de moradores e turistas. "Notei o totem na entrada da cidade, mas não sabia do aplicativo. Vou usá-lo da próxima vez que voltar aqui", comentou o servidor público José Augusto Braga, que veio de Recife com a família para conhecer a estância. Aplicativo O download do aplicativo é gratuito. Nele é possível ver um mapa com os nomes das ruas onde existem os sensores. Em cima do nome aparece o número de vagas disponíveis naquela localidade. As cores vermelha, amarela e verde margeiam o número e dão um indicativo se há pouca, média ou grande quantidade de locais disponíveis para estacionar. Já o totem instalado não informa o panorama geral das vias e é restrito à situação da Carlos Mauro, avenida que concentra a maior parte das lojas e restaurantes de Águas. O visor mostra, em cor verde, o número de vagas disponíveis. Caso não haja nenhuma, um "X" em vermelho aparece e serve de aviso para os motoristas, que podem desviar para outros sentidos. "É algo inédito no país e que só foi testado ao ar livre até hoje na Espanha", ressaltou o prefeito Paulo Ronan. Fonte: portal G1, 1º de novembro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)

RioMar chega a Fortaleza (29/10/2014)

Após dois anos e um mês de investimento e muito trabalho em uma área degradada da capital cearense, no bairro de Papicu, o Grupo JCPM inaugurou dia 29 o RioMar Fortaleza. O investimento no shopping é (...)


Seja um associado Sindepark