O 4º Congresso Brasileiro de Estacionamentos este ano foi realizado em conjunto com o 1º Congresso Latino de Estacionamentos, de 28 a 30 de outubro, e reuniu palestrantes brasileiros e de países latino-americanos para debater as tendências e a evolução do negócio. Shawn Conrad, diretor executivo do IPI (International Parking Institute/EUA), falou da incorporação de ações de sustentabilidade e novas tecnologias, e ressaltou que as pessoas ainda veem uma fatia pequena do que os estacionamentos representam, da sua importância para a mobilidade urbana, para a economia, entre outros fatores. No dia 29, houve a cerimônia de entrega da premiação do 1º TOP Abrapark/IPI a empresas do setor pela excelência em design, equipamentos, operações e construções. As vencedoras foram Moving/Vinci Park, projeto Moving Center Sete de Setembro - Porto Alegre/RS; Wellpark Estacionamentos Ltda., projeto Estacionamentos do Hangar Business Park - Salvador/BA; Sem Parar, projeto GValet; MultiPark, projeto: Estacionamento Central do Aterro Baía Sul - Florianópolis/SC. O evento, que teve patrocínio do SINDEPARK, organização e realização da Abrapark (Associação Brasileira de Estacionamentos), IPI e ExpoParking, teve também a presença de Eduardo Bayón (City Parking) e Alejandro Jaramillo (APD), ambos da Colômbia, e Alejandro Von Teuber, do Chile, cujas palestras trouxeram o cenário atual do setor em seus países e na América Latina, incluindo as políticas de preços e legislação que regulamenta a atividade. Também merece destaque o projetista de estacionamentos da AMP Parking Europe (Alemanha), que falou sobre os critérios para a inovação em design de estacionamentos. O tema tecnologia foi abordado no último dia do Congresso, como na palestra de Luis Vergílio, gerente da Quercus Brasil, sobre desenvolvimento no uso de leitura automática de placas de veículos para estacionamentos, e de Harley Freitas, gerente na América Latina da Parkopedia, envolvendo a tendência atual de carros conectados online aos serviços de estacionamento.

Categoria: Fique por Dentro

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)

RioMar chega a Fortaleza (29/10/2014)