Os motoristas que estacionarem em vagas da Zona Azul no Centro de Sumaré e não pagarem a tarifa serão multados. Até então, a empresa Rizzo, que gerencia o estacionamento rotativo na cidade, apenas notificava os infratores. A mudança, que passou a valer na semana terminada dia 12, faz parte de um pacote de adaptações para a digitalização do sistema.
Os fiscais vão levantar, através da placa do veículo, se o condutor emitiu o bilhete da Zona Azul em um dos parquímetros, afixando um aviso com os 10 minutos de tolerância. Caso esse período seja ultrapassado, o agente vai colocar no veículo uma notificação com a multa e tirar fotos do carro, enviando-as para a Secretaria de Trânsito, gerando dessa forma a infração junto ao município. Os motoristas ainda perderão cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
As multas já estão sendo aplicadas em 772 vagas na região central.
Em junho, os usuários vão poder pagar com o cartão de crédito e débito, e a partir de julho poderão quitar o bilhete através de aplicativo baixado no celular. O motorista paga R$ 1,00 por hora estacionada e pode ficar no máximo duas horas em cada vaga. Ultrapassado esse prazo é preciso trocar de local.
Fonte: O Liberal - Americana - 10/05/2017