Gerenciada pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), a Área Azul voltou a valer dia 10 de maio, com 1.433 vagas disponíveis – 1.268 na região central da cidade e mais 165 na avenida da Saudade, nos Campos Elíseos.
Novas regras foram aprovadas e o decreto que regulamenta o novo sistema de estacionamento rotativo foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dia 9. O decreto traz as normas e procedimentos que deverão ser adotados por idosos, veículos que transportam portadores de necessidades especiais, taxistas, moradores e outras pessoas que contam com a isenção da taxa. Segundo o texto, os talões da Área Azul comprados antes da suspensão e da aprovação da nova lei vão valer por 90 dias.
A Transerp também já anunciou que a avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, terá 180 vagas da Área Azul. O estacionamento rotativo deve começar a operar na via em 30 dias. Com os novos pontos, o sistema passará a contar com 1.613 vagas. A ampliação, posteriormente, vai abranger o Terminal Rodoviário (Centro) e Aeroporto Leite Lopes (Jardim Aeroporto).
A nova tarifa será de R$1,50 a hora (cartão amarelo). O talão verde permite o estacionamento por duas horas. O tempo máximo permitido de parada é de três horas. Segundo a Transerp, mais de 120 lojistas já estão cadastrados e autorizados a vender os cartões do estacionamento rotativo. A taxa será cobrada de segunda a sexta-feira, das nove às 18 horas, e no sábado, das nove às 13 horas.
As motocicletas são dispensadas do pagamento da tarifa desde que sejam estacionadas nos locais estabelecidos por sinalização própria. Nos demais dias e horários o estacionamento é livre. Cerca de 120 comerciantes já estão cadastrados na Transerp para a venda dos talões.
Fonte: Tribuna Ribeirão Preto - Ribeirão Preto - 10/05/2017