Motorista que pararem seus carros irregularmente nas vagas para idosos ou deficientes em estacionamentos privados, como os de shoppings, lojas, hospitais e supermercados, poderão ser multados por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A portaria foi publicada dia 10, no "Diário Oficial" da cidade.
De acordo com a legislação federal, os comerciantes são obrigados a seguir as regras de sinalização. Os comerciantes agora deverão solicitar à CET autorização para incluir a sinalização nos estacionamentos de forma padronizada, conforme as leis de trânsito. O custo das mudanças fica a cargo dos próprios comerciantes. Depois de receber as orientações da companhia, o comércio terá 30 dias para fazer as alterações. Só a partir daí, agentes poderão multar motoristas quando chamados.
Os estabelecimentos deverão permitir a entrada dos agentes e seus veículos, sem cobrar pela vaga utilizada durante a fiscalização. A multa por parar nessas vagas especiais é gravíssima, de R$ 293,47, com perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Para o diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva, a medida é positiva. "É um avanço da cidadania."
Fonte: Agora São Paulo - 11/05/2017