Parking News

A partir do dia 1º começaram a valer as novas regras de estacionamento em 13 vias dos bairros de Pinheiros, na Zona Oeste, e de Moema e Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo. Com as mudanças, a Prefeitura pretende melhorar a fluidez do trânsito nas três regiões, informa O Estado de S. Paulo. As medidas se parecem com as restrições adotadas há quase um mês nos Jardins e Consolação, quando foram extintas 500 vagas de Zona Azul.
Em Moema e na Vila Olímpia, serão criadas cem novas vagas de Zona Azul e mais 11 vagas específicas para carga e descarga de mercadorias. Para as motocicletas, serão criados três bolsões com um total de 30 vagas nas Ruas Funchal (12), Helena (10) e do Rócio (8), na Vila Olímpia. Em Pinheiros, as mudanças valem para as Ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde e a Avenida Henrique Schaumann. Em alguns trechos, será adotada a proibição de estacionamento ou a ampliação do horário de restrição nos períodos de maior fluxo de veículos.
As áreas de carga e descarga das Ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde serão desativadas. Na Avenida Henrique Schaumann, as restrições para estacionamento vão se concentrar no horário de pico da noite, das 17 às 21 horas. Na Vila Olímpia, o objetivo é melhorar o fluxo do trânsito, sobretudo nas ruas internas, que estão saturadas devido ao aumento de escritórios na região. As ruas terão estacionamento regulamentado para vagas de Zona Azul ou trechos com proibição nos horários de pico.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) espera que as novas regras aliviem o tráfego principalmente nos corredores das Avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek. Em Moema, as alterações das vagas nas ruas paralelas e transversais à Avenida Ibirapuera devem beneficiar o tráfego da Avenida Ibirapuera, Alameda dos Nhambiquaras e Alameda dos Maracatins.

Novas regras saturam estacionamentos

Quem trabalha com estacionamentos avisa: é bom o motorista se preparar para ter mais paciência, em função das novas restrições ao estacionamento, principalmente na Vila Olímpia, onde estão 7 das 13 vias que sofreram alterações. "Dependendo do local, o estacionamento pode estar saturado, como nas proximidades das Ruas do Rócio e Helena", diz Sergio Morad, presidente do Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark). O elevado número de estacionamentos não é capaz de atender à demanda dos edifícios comerciais.
A reportagem do jornal Estado de S. Paulo visitou 20 estacionamentos na Vila Olímpia. Em 11, as vagas para mensalistas estavam preenchidas. Seis passaram a oferecer apenas vagas avulsas - e dois vão fechar as portas em dezembro para dar lugar a um novo edifício. Só foram encontradas vagas em três estacionamentos e dois acabaram de ser inaugurados. Um deles, localizado na Rua Casa do Ator, preencheu ontem 50 das 80 vagas disponíveis, quando as novas regras entraram em vigor.
"Quatro estacionamentos subiram a mensalidade em agosto. Se um aumenta o preço, ocorre uma reação em cascata", diz a publicitária Maria Fernanda Daolio, que estaciona seu carro na região. Sergio Morad, presidente do Sindepark, explica que o aumento depende de cada estabelecimento, mas, de forma geral, as tarifas sofreram reajustes menores ou compatíveis com a inflação neste ano.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º e 2 de setembro de 2008

Nota:
O Sindepark, através do seu presidente, Sergio Morad, informa que a questão da falta de vagas é pontual e ressalta que São Paulo é uma das cidades que possui a maior oferta de vagas em estacionamentos privados do País.

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Estudo prevê "Lei Seca" dos reméos (30/08/2008)

O Ministério das Cidades está estudando uma "lei seca" para usuários de remédios no País, divulga o jornal Estado de S. Paulo. A proposta, já encaminhada ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran (...)

Cai número de multas a caminhões (30/08/2008)

Após 30 dias da implementação do rodízio municipal para caminhões no centro expandido de São Paulo, o número de multas vem caindo, noticiou o jornal Estado de S. Paulo. Inicialmente, as autuações cheg (...)


Seja um associado Sindepark