Vendas de carros na China caem pela primeira vez em dois anos (11/05/2011)
A China viu pela primeira vez nos últimos dois uma retração no mercado de venda de veículos, com ligeira queda de 0,25% em abril. A Associação de Fabricantes Chineses de veículos declarou em um comunicado que foram vendidos 1,55 milhão de veículos no último mês. O mercado chinês havia registrado sua última queda em janeiro de 2009, quando as vendas despencaram 14,35%, o equivalente a 735 mil unidades, como resultado do impacto da crise financeira mundial que atingiu o mundo ao final de 2008. Se comparado abril a março de 2011, as vendas foram 15,12% menor do que no mês anterior, destaca reportagem da CarMagazine.
Medidas tomadas pelo governo chinês para estimular as vendas nessa época têm sido retiradas e isso tem desacelerado o crescimento das vendas desde o segundo semestre de 2010. O governo do gigante asiático também aumentou os impostos para 10% em carros compactos de passeio, retirando assim o incentivo que ajudou o país a superar os EUA como maior mercado de automóveis em 2009.
Cidades como Beijing começaram a ter cotas anuais de emplacamentos que podem ser feitos como maneira de tentar controlar o caótico trânsito que tem se formado nas cidades e a poluição do ar que atinge cada vez mais níveis críticos na área das grandes cidades chinesas.
Fonte: CarMagazine, 11 de maio de 2011