Os flanelinhas manobram e estacionam. Será que eles sabem o que estão fazendo? Um flanelinha confessa que não tem carteira de motorista. Em caso de acidente, quem é o culpado?
Um empresário foi condenado por ter entregue a chave do próprio carro nas mãos de um empregado que não tinha habilitação. O motorista fez uma manobra e provocou uma tragédia, em 2007.
Ele confessou que se atrapalhou na hora de estacionar. Ao invés de pisar no freio, acelerou. Perdeu o controle do carro, subiu na calçada e atropelou três pessoas. Uma delas morreu. Para a Justiça, a responsabilidade não é só de quem está atrás do volante.
"Se você emprestou, permitiu, empregou, autorizou alguém a dirigir o seu veículo e ocorreu um dano, você é responsável", conta o juiz titular da Vara de Delitos de Trânsito de Brasília, Gilberto Pereira de Oliveira.
Mas, na pressa... "Tem que deixar o carro com o flanelinha, senão você não estaciona, não faz nada", justifica o estudante Vinícius Braga.
"Eu sei que a responsabilidade é minha de deixar a chave com eles, mas eu não vejo problema nenhum não", diz o bancário Jeferson Alan.
A Polícia Civil do Distrito Federal tem uma cartilha com dicas para os motoristas que deixam a chave com guardadores. É um alerta: se acontecer alguma coisa, o dono do carro pode ter que responder a processos administrativo, criminal e civil.
"Nós tivemos situações em que pessoas entregaram a chave, aquele guardador ingere bebida alcoólica, sai, bate, atropela e aí gera consequências para o proprietário do veículo", conta o delegado Laércio Rossetto.
O empresário condenado ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e até ao Supremo Tribunal Federal. O juiz que deu a sentença fez um alerta também para os pais: as chaves do carro devem ser muito bem guardadas.
Fonte: portal G1, 12 de maio de 2011