Votação de projeto para inspeção veicular no interior de SP é aada (13/05/2011)
Foi adiada mais uma vez a votação do projeto de lei que visa implantar a inspeção veicular em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Os vereadores decidiram discutir o assunto no dia 26 de maio. Por enquanto, a inspeção veicular só é obrigatória na capital paulista. O diesel é o combustível mais poluente de todos - por isso, regular bem o motor do caminhão ajuda a diminuir a poluição do ar. O problema é que nem todo motorista levou seu veículo para fazer a vistoria no ano passado. Dos quase 120 mil caminhões com placas de São Paulo, menos da metade fez a inspeção ambiental veicular. O G1 lembra que ela é obrigatória para todos os veículos a diesel desde 2008.
Neste ano, a inspeção dos caminhões começa em junho. A Prefeitura de São Paulo estuda uma forma de fiscalizar os caminhões e ônibus que vêm de outras cidades para trabalhar na cidade.
"Esses veículos para prestarem o serviço aqui no município precisam solicitar uma autorização aos vários departamentos daqui da Secretaria Municipal de Transportes. Ao solicitarem eles terão de mostrar a sua regularidade com o programa de inspeção veicular", diz Márcio Schettino, assessor ambiental da Secretaria de Transportes.
O sistema para exigir a inspeção veicular dos caminhões e ônibus de outras cidades poderá ser implantado a partir do ano que vem.
Fonte: portal G1, 13 de maio de 2011