A reportagem da Folha de S. Paulo percorreu 20 estacionamentos de Santa Cecília, Higienópolis, Barra Funda e Campos Elíseos. Sete já foram assaltados neste ano. Um deles, três vezes.
Os casos que mais chamaram a atenção dos proprietários foram os de assaltantes que se misturam à multidão. Um estacionamento próximo a uma boate e outro do lado de uma faculdade foram vítimas desse tipo de roubo.
O ladrão aproveita a intensa movimentação de pessoas e, discretamente, mostra a arma e manda que o dinheiro seja entregue. Para fugir, sai caminhando em meio às pessoas que estão nas calçadas.
O problema, segundo os proprietários e funcionários, é que faltam policiais nas ruas. Mas, para a Polícia Militar, só o policiamento preventivo não basta.
"Precisamos da ajuda dos donos. Estamos nos reunindo e pedindo que eles reforcem sua segurança também", disse o comandante da PM na região central, o coronel Renato Cerqueira.
Só dois dos 20 estacionamentos visitados tinham câmeras. Quatro deles tinham cofres e todos funcionam com apenas um trabalhador à noite. São detalhes que, segundo a PM, facilitam a ação dos criminosos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de maio de 2011