Parking News

Motoristas paulistanos têm, desde o dia 11 de maio, de parar nas faixas de pedestre quando houver alguém atravessando - comportamento que já deveria ser obrigatório, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Já estão valendo em oito pontos da cidade as Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs), a mais recente tentativa de mudar comportamentos e reduzir atropelamentos, destaca o jornal Estado de S. Paulo.
O objetivo do programa é criar áreas onde a travessia dos pedestres será feita com a máxima segurança. Haverá reforço de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) nesses locais e de orientadores de tráfego - pessoas que vão ficar com bandeiras e balançá-las na frente dos motoristas, sempre que uma pessoa estiver atravessando sobre a faixa de pedestres.
Inicialmente, haverá ações apenas nas 8 ZMPPs, formadas provavelmente por dez cruzamentos. Essas áreas estão em um perímetro compreendido pelas Avenidas Duque de Caxias e Paulista - os limites laterais serão a Rua da Consolação e as Avenidas Liberdade e do Estado. O objetivo em um segundo momento é expandir a campanha para outras regiões da capital.
Já estão certas ações nos cruzamentos das Avenidas Ipiranga com São Luís e no perímetro formado pelas Ruas da Consolação, Martins Fontes, São Luís e Xavier de Toledo. Foram colocadas 470 placas pela região central com a frase "Na conversão, a prioridade é sempre do pedestre".
Multas
Inicialmente, a CET vai dar preferência a orientar motoristas que cometerem infrações nessas áreas. A companhia alerta, no entanto, que após um período não especificado de adaptação vai intensificar a aplicação de multas aos infratores.
A campanha é inspirada na experiência de Brasília dos anos 1990. Em 2010, 630 pedestres morreram no trânsito de São Paulo - metade do total de mortos em acidentes na cidade.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)

A Avenida Brigadeiro Faria Lima está salpicada de faixas azuis como por exemplo as próximas da esquina com a Rua Adolfo Tabacow. Mas para que servem? Elas indicam a localização de sensores que contam (...)


Seja um associado Sindepark