Governo impõe barreira à importação de carros (12/05/2011)
O governo brasileiro decidiu impor barreiras às importações de automóveis de qualquer parte do mundo. Dede o dia 12 de maio, carros prontos e autopeças estarão sujeitos a licenciamento não automático para entrar no País, segundo apurou o Estado com fontes do setor privado. A preocupação do Brasil é com o crescimento das importações de automóveis este ano. Entre abril de 2011 e abril de 2010, a média diária de importações de automóveis cresceu 55,7%. No acumulado entre janeiro e abril deste ano comparado com o mesmo período de 2010, a alta foi de 80,3%.
A medida atinge principalmente a Argentina, México e Coreia do Sul, os principais fornecedores de carros importados pelo Brasil. A barreira não foi criada como uma retaliação à Argentina, país vizinho e sócio do Mercosul. No entanto, será motivo de preocupação para o governo da presidente Cristina Kirchner porque 39% das exportações argentinas para o Brasil são do setor automotivo.
Na fronteira entre Brasil e Argentina já estão parados 67 caminhões com carros e autopeças. Procurado, o Ministério do Desenvolvimento ainda não confirmou oficialmente a medida.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de maio de 2011