Uma carreta que transporta dez toneladas tem um motor potente para carregar tudo isso. No caso dos caminhões menores, para transportar a mesma quantidade de carga são necessários dez veículos - e dez motores despejando mais poluição no ar.
"A relação da potência pelo peso dele é muito maior que do caminhão. Não atrapalha o trânsito, mas em compensação, como ele tem um motor muito mais potente para o peso que tem, vai poluir mais", afirma o professor de engenharia mecânica da Universidade de São Paulo (USP) Francisco Nigro.
A Prefeitura diz que só irá avaliar se houve impacto na poluição nas vias onde os caminhões foram restritos em setembro quando a medida completar um ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a cidade de São Paulo tem em torno de 20 mil caminhões circulando a menos, o que fez a lentidão diminuir em alguns corredores. Na Avenida dos Bandeirantes, de acordo com o órgão, houve redução de 44%. Na Marginal Pinheiros foi de 27%, e na Marginal Tietê, de 9%.
Fonte: portal G1, 12 de maio de 2011