Pelo texto, que ainda será votado para entrar em vigor, as 26 montadoras terão até 2013 para fabricar veículos menos poluidores. O coordenador do programa de mudanças climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Rudolf de Noronha, afirmou que os novos valores já foram definidos. "A tendência é que seja aprovada do jeito que está." A proposta é que os veículos leves movidos a gasolina, que hoje podem emitir até 0,12 grama de NOx por km, devem ajustar para 0,08. Os que utilizam diesel também devem reduzir em 18,5% o padrão de emissão.
A Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea) considera possível fazer as adaptações no prazo estipulado. "Cada montadora usará a sua tecnologia, mas com certeza serão necessários catalisadores mais eficientes e até mecanismos que reutilizem os gases emitidos", afirmou o presidente da comissão de meio ambiente da Anfavea, Henry Joseph Junior.
José Goldemberg, do Conselho de Estudos Ambientais da Fecomercio, pondera que, além da mudança dos padrões, são necessárias outras medidas. Caso contrário, o crescimento progressivo da frota anularia os benefícios trazidos pela restrição.
Fonte: Jornal da Tarde, 19 de agosto de 2009