Uma grande operação já está marcada para o feriado de 7 de setembro, na Região dos Lagos, na Costa Verde e na Região Serrana. Um convênio com o DER já foi assinado e o BPRv cederá reboques e pátios para guardar os carros apreendidos. Desde 8 de julho passado, um outro convênio permitiu a fiscalização nas rodovias federais no Rio em operações conjuntas do Detran e da PRF. As operações visam também saber se o proprietário está cuidando da manutenção do veículo e se o motorista tem carteira de habilitação. As ações são feitas, principalmente, na Via Dutra e na Rodovia Washington Luís (BR-040), além da BR-101 Norte e Sul.
O convênio com a prefeitura, segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, permitirá que técnicos do departamento usem os cerca de 90 radares fixos da CET-Rio para identificar os carros que não passaram pela vistoria e cujo IPVA não foi pago. A ideia é fazer pequenas operações, cerca de 800 metros depois de cada câmera fixa, para parar exatamente o veículo em débito.
Segundo Avelino, a meta é reduzir a inadimplência, que hoje está em 50% da frota, para 25% até 2010. Da frota de 4.594.098 veículos, 2.675.431 pagam IPVA e 1.918.667 são isentos.
Fonte: O Globo (RJ), 20 de agosto de 2009