Segundo o portal G1, os testes começaram há quatro anos em Belo Horizonte. O objetivo da empresa é usar a tecnologia na frota a partir do ano que vem. A diferença está nos componentes, que são bem menores se comparados aos que são usados normalmente. O motor tradicional foi substituído por um que é movido a energia elétrica.
Dentro de uma caixa no bagageiro fica a bateria, que é de cloreto de sódio. Ela é carregada e manda energia para o motor, que faz o carro funcionar, segundo o gerente de serviços de distribuição da Cemig, Jonmil Marques Borges. "Basta girar a chave e o carro está ligado. Sem qualquer tipo de barulho. É similar a um carro automático, tem uma marcha para frente, para a ré e neutro", explicou.
O carro elétrico pode ser carregado em qualquer tomada. O tempo de recarga é de 8 horas e ele consegue rodar até 120 km. O veículo pode chegar a uma velocidade de até 110 km por hora. Ele vai de 0 a 50 km em 7 segundos e de 0 a 100 km em 28 segundos. Por ser elétrico, é bastante econômico, segundo Jonmil. "Esse carro, dependendo da maneira de como você está dirigindo, gasta somente entre 25% e 30% de manutenção. Também tem a operação que é a compra de combustíveis", disse.
A tecnologia deve ser usada, primeiramente, para veículos pequenos, mas em breve deve estar disponível para a população. A estimativa da agência internacional de energia é de que até 2030 a maioria dos carros comercializados no mundo seja deste tipo.
Fonte: portal G1, 4 de março de 2013