Com o fim da fase de licitações desses trechos, as obras já podem começar no segundo semestre. Os outros 80 km prometidos já estão em fase de elaboração de projetos e as obras devem começar em 2014 e serem finalizadas em 2016, afirmou o secretário. Cada quilômetro de construção de corredores custa até R$ 30 milhões e a prefeitura tem expectativa de receber dinheiro do Governo Federal via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para financiar as obras.
Devem receber corredores à esquerda as avenidas Radial Leste, nos trechos entre as avenidas Alcântara Machado, Mello Freire, Cd. de Frontin até a estação Vila Matilde do metrô; entre as avenidas CD. Frontin, Antonio Estevão de Carvalho, Luiz Aires até Estação Itaquera do Metrô e entre a avenida Jornalista Odon Pereira e José Pinheiros Borges; Aricanduva (entre a Aricanduva, Ragueb Chohfi, do terminal São Mateus até Marginal Tietê), Celso Garcia em três trechos (da Rangel Pestana, Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga, da avenida São Miguel a partir da Amador Bueno da Veiga até Rua Marechal Tito e da rua Marechal Tito a partir da avenida São Miguel até D. João Neri) e Itaquera (do terminal Carrão até encontrar Nova Radial)
As demais vias que receberão corredores serão a Perimetral Norte 1 (da avenida Gal. Ataliba Leonel, rua Chico Pontes, rua Curuçá, Lig. Nova, Carvalho Pinto, avenida Helder Câmara, avenida Calim Eid, avenida José Pinheiro Borges), Perimetral Norte 2 (Apoio Marginal Tietê Nordeste, na avenida nova na faixa da Eletropaulo e avenida Braz Leme) e Perimetral Vila Prudente - Pinheiros (avenida Bandeirantes, Maria Maluf, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Luiz Inácio de Anhaia Mello), Binário Santo Amaro (avenida Adolfo Pinheiro, Largo Treze de Maio), 23 de Maio em dois trechos, na zona sul (Bandeira, 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Washington Luiz, Interlagos, Teotônio Vilela até Largo do Rio Bonito) e na Perimetral Salim Farah Maluf, na zona leste (avenida Salim Farah Maluf, Luiz Inácio Anhaia Melo até Terminal da Vila Prudente).
Os corredores terão apoio de novas tecnologias, isto é, contarão com um sistema inteligente que informará a passageiros e motoristas os horários que os ônibus passarão pelas vias, aterramento de cabos, piso rígido, além de espaço para ciclovia.
Mais baldeações
Outra medida para aumentar a velocidade dos corredores é diminuir a sobreposição de linhas que passa por elas. Das 1.350 linhas que circulam pela cidade, 230 passam pelos corredores, o que faz com que 30% das linhas fiquem sobrepostas, segundo o secretário.
Para isso, a Secretaria de Transportes aposta no aumento de baldeações, o que limitaria o número de ônibus que chega ao centro.
"Ninguém gosta de fazer baldeação se perceber que gasta mais tempo. A ideia é reorganizar as linhas para aumentar a velocidade dos corredores de 20 a 25 km/h. Assim, se o passageiro perceber que chega mais rápido ao destino, ele não reclama", disse.
A secretaria deve publicar em breve um edital que informa a modificação das linhas.
CET e SPTrans unidas
A atuação da CET e da SPTrans será mais focada no aumento da fluidez do trânsito na capital. Para isso, a secretaria modificou a função de sete das oito GETs (Gerência de Educação para o Trânsito) que atuam na capital. Elas passarão a ter gerentes que priorizam o fluxo nos corredores.
"As GETs deixam de ser uma gerência de trânsito territorial para ser uma gerência radial, priorizando a velocidade dos corredores", disse Tatto.
Em cada uma, haverá um engenheiro de trânsito da CET e um funcionário de operação da SPTrans que também vão monitorar o funcionamento dos semáforos.
O sistema de semáforos, atualmente obsoleto, também será modificado em uma "força tarefa" dos dois órgãos de trânsito. Segundo Tatto, a CET já deve começar a troca de aparelhos e a colocação de no-breaks (para evitar apagões) em março.
Fonte: UOL, 28 de fevereiro de 2013