O trecho de planalto, que já está com 25% do cronograma em andamento, deverá ser totalmente duplicado em dezembro. O Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/Rima) da última etapa de duplicação da Nova Tamoios foi apresentado há uma semana pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), em Caraguatatuba, como parte do processo de licenciamento ambiental das obras.
Moradores sugeriram a criação de belvederes para minimizar o impacto cinzento do complexo, mas provocaram reação contrária do corpo técnico durante a audiência. De acordo com Carlos Satoro, engenheiro executivo da Dersa, estatal responsável pela duplicação da Tamoios ao lado do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o trecho de serra terá uma pista reversível de 21,52 km com três faixas de rolamento de 3,50 metros cada uma.
Cinco túneis serão construídos e totalizarão 12,6 km do total de 17,7 km previstos. Um deles terá 3.665 metros e será o maior do Brasil, segundo a Dersa, superando o existente na Rodovia dos Imigrantes, que tem 3.150 metros.
Quatro desses túneis serão acompanhados por túneis auxiliares, que servirão como rota de fuga para casos de acidentes. Nove viadutos e duas pontes também vão compor o sistema. A nova pista será utilizada para subida, enquanto o traçado atual será usado para descida.
O custo total do empreendimento está avaliado em R$ 2,13 bilhões. Segundo a Dersa, as obras de duplicação do trecho de planalto e os contornos de Caraguatatuba e São Sebastião serão bancados com recursos do Estado e não terão pedágio.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de fevereiro de 2013