O Expresso Jundiaí não vai substituir a atual ligação da Linha 7-Rubi da CPTM entre Jundiaí e a Luz (com baldeação em Francisco Morato), mas é tido como opção à viagem de carro até a capital, que hoje leva cerca de uma hora, com trânsito. "O trem pode tirar até 40% dos carros nesse trajeto", afirma Fernandes.
Os ônibus fretados da região que hoje seguem até São Paulo terão o percurso encurtado. "Queremos fazer um estacionamento para que todos os fretados que saem da Região Metropolitana de Jundiaí levem os passageiros até o trem, em vez de seguirem até a Barra Funda."
A Água Branca, na zona oeste, foi escolhida como ponto final porque, segundo os projetos do governo, lá vão convergir as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante (ambas da CPTM), a futura Linha 6-Laranja do Metrô e o trem.
As medidas foram anunciadas como parte da criação da Aglomeração Urbana de Jundiaí, formada pelos municípios de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Jundiaí. Entre as mudanças, as linhas intermunicipais de ônibus da região passaram para responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) - hoje são do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de agosto de 2011