Os viadutos Pires do Rio e Alcântara Machado ficarão de fora do novo espaço. No sentido centro, a faixa exclusiva funcionará 24 horas. No sentido bairro, somente das 10h às 23h, de segunda a sexta-feira. Hoje a Radial Leste já tem um trecho de 4,4 km de faixa exclusiva. Com a ampliação, haverá um total de 10,5 km. A previsão é que a nova área para os ônibus comece a operar ainda em setembro.
Neste ano, a SPTrans já implantou 3,8 km de faixas exclusivas para ônibus, em trechos da Vereador José Diniz, Borges Lagoa, Domingos de Moraes e ponte do Socorro.
Mas a prefeitura deve cumprir no máximo um terço da meta de 66 km de novos corredores de ônibus (com Radial, Berrini e avenida Santo Amaro, que será ligada a outras vias da zona sul).
A SPTrans diz que as novas faixas fazem parte de um pacote de ações para aumentar a velocidade dos coletivos. O especialista em transportes Jaime Waisman diz que a prioridade aos ônibus é correta, mas que, se não houver fiscalização, a faixa na Radial será só "para inglês ver".
Fonte: Folha de S. Paulo, 30 de agosto de 2011