Segundo informou o jornal O Globo, a CET-Rio confirma a mudança e admite que ela está relacionada à proibição de circulação de caminhões e de operações de carga e descarga entre 6h e 10h, no chamado "polígono de restrição", que inclui as ruas do Centro.
Mas a medida, criada para melhorar o fluxo dos veículos no início da manhã, não seria a única causa do atraso. Segundo especialistas em transportes, motoristas mal educados e a falta de sincronia nos sinais também podem ter contribuído para esta alteração no trânsito, que já afeta outras vias importantes da Zona Sul, de acordo com um teste feito pelo Globo, dia 26 de janeiro. A pesquisa da Coppe, realizada em setembro, tinha como objetivo monitorar o comportamento do tráfego no Centro do Rio. Ao analisar os dados, o coordenador do trabalho, professor Paulo Cezar Ribeiro, percebeu esse dado novo em relação à Rio Branco. Em 1994, ele havia feito outro estudo sobre a via e, naquela época, eram necessários 4 minutos e 16 segundos para cruzar a avenida, das 10h ao meio-dia. Entre 8h e 10h, o trajeto era percorrido em 4 minutos e 37 segundos. "De um modo geral, é mais demorado circular no segundo horário. A velocidade média no Centro do Rio, atualmente, é de 14 km/h das 8h às 10h e de 10,5 km/h das 10h ao meio-dia. O fato de a Rio Branco ter um novo horário de rush chamou mais a minha atenção, pois tinha dados de 1994 para comparar", diz Ribeiro, que não levantou as causas da mudança. "Esse não era o objetivo do estudo. Mas isso precisa ser identificado."
Fonte: O Globo (RJ), 31 de janeiro de 2011