Parking News

Até pode não ser, mas seguramente ele está no grupo dos mais espetaculares. Este Delahaye 175 S Roadster de 1949 foi a leilão no dia 14 de agosto de 2010, nos Estados Unidos. Vários analistas americanos do setor automobilístico consideram este provavelmente o carro mais bonito do mundo, segundo reportagem da revista Exame Expresso, de Portugal.
Naturalmente que gosto não se discute, mas não há dúvidas de que impressiona pelas suas linhas e pelo desenho da carroceria (inspirado na forma de uma gota de água). Depois do leilão, o valor de venda não chegou a ser divulgado. A única certeza é que as estimativas apontavam para seis milhões de dólares.
Este modelo superluxuoso foi apresentado pela primeira vez em 1949 no Salão do Automóvel de Paris. O Delahaye 175 S chegou aos Estados Unidos no ano seguinte apresentando-se com um motor seis cilindros de 185 cv (4,4 litros).
A letra "S" significa "Saoutchik", que era uma empresa de carrocerias nomeada pela Delahaye para dar forma aos modelos esportivos. Na época, a Saoutchik era conhecida pela alta qualidade dos materiais e pela perfeição dos acabamentos.
O interior do 175 S tinha acabamento de luxo que incluía rádio, velocímetro, relógio, e indicadores de pressão de óleo, do nível de combustível e amperímetro. A alavanca das mudanças era pequena, posicionada do lado esquerdo com acabamento translúcido, para combinar com o imenso volante cromado. Nos bancos inteiriços dominavam o azul e o branco, que eram cores muito em voga nos carros de luxo construídos naquele período pós-guerra.
A francesa Delahaye foi uma das grandes construtoras de automóveis luxuosos até a década de 1950. Com sede em Tours, França, teve seus modelos vendidos por toda a Europa e também Estados Unidos e renovou seus modelos em 1948 com uma linha nova, motores generosos e design aerodinâmico, ainda que vintage. Um dos ícones desta fase é o 175 S Roadster, esportivo inspirado na forma de uma gota dágua.
Usando a base do vitorioso 135 (campeão dos rallyes Alpine Cup, Monte Carlo, Le Mans e diversos Grand Prix), da década de 1930, os engenheiros conceberam um novo modelo, com exagerados pára-lamas e frisos cromados, cockpit recuado sob uma imensa dianteira e detalhes estéticos interessantes que marcaram o design desse automóvel que teve apenas 51 unidades fabricadas. A ideia já não era a de um modelo para vencer nas pistas, mas sim para embelezar garagens de quem podia pagar por um Delahaye.
O modelo 175 S durou apenas três anos no catálogo da marca, e foi descontinuado no início de 1951. Com um novo conceito de modelos esportivos pequenos e a ideia das grandes montadoras em construir modelos esporte em série, os Delahaye já saíam de fábrica com aspecto de "carro velho", e em 1954, sem dinheiro para investir em tecnologia, a empresa decretou falência.
O modelo 175 S da foto pertenceu à atriz inglesa Diana Dors, famosa por representar em filmes de terror. Após sua morte, nos anos 1970, seu filho guardou o carro por vários anos, até que um colecionador o comprou. O carro só precisou de restauração na década de 1990. A parte mais difícil era reproduzir com exatidão o detalhe das águias nas portas e chegar ao tom do couro igual ao da carroceria. O roadster já foi premiado nos eventos Grand Castle du Bois de Boulogne, em Paris, o Monte Carlo Concours e o Coup de l Automobile em San Remo. Após nova e completa restauração, já no século XXI, ganhou o Peeble Beach Concours, nos EUA, no ano de 2007.
Fontes: Exame Expresso (Portugal) e Webmotors.com.br, 26 de janeiro de 2011

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)

O trânsito carioca anda tão complicado que até os engarrafamentos estão ficando atrasados. Na Avenida Rio Branco, por exemplo, uma das mais importantes do Centro do Rio, o horário de rush mudou. De ac (...)

Batalha subterrânea (fevereiro/2011)

Na garagem de um condomínio da Vila Nova Conceição, bairro da Zona Sul de São Paulo (SP), as portas dos carros têm pouca utilidade aos moradores. Quem estaciona em algumas das minúsculas vagas rotativ (...)


Seja um associado Sindepark