Naturalmente que gosto não se discute, mas não há dúvidas de que impressiona pelas suas linhas e pelo desenho da carroceria (inspirado na forma de uma gota de água). Depois do leilão, o valor de venda não chegou a ser divulgado. A única certeza é que as estimativas apontavam para seis milhões de dólares.
Este modelo superluxuoso foi apresentado pela primeira vez em 1949 no Salão do Automóvel de Paris. O Delahaye 175 S chegou aos Estados Unidos no ano seguinte apresentando-se com um motor seis cilindros de 185 cv (4,4 litros).
A letra "S" significa "Saoutchik", que era uma empresa de carrocerias nomeada pela Delahaye para dar forma aos modelos esportivos. Na época, a Saoutchik era conhecida pela alta qualidade dos materiais e pela perfeição dos acabamentos.
O interior do 175 S tinha acabamento de luxo que incluía rádio, velocímetro, relógio, e indicadores de pressão de óleo, do nível de combustível e amperímetro. A alavanca das mudanças era pequena, posicionada do lado esquerdo com acabamento translúcido, para combinar com o imenso volante cromado. Nos bancos inteiriços dominavam o azul e o branco, que eram cores muito em voga nos carros de luxo construídos naquele período pós-guerra.
A francesa Delahaye foi uma das grandes construtoras de automóveis luxuosos até a década de 1950. Com sede em Tours, França, teve seus modelos vendidos por toda a Europa e também Estados Unidos e renovou seus modelos em 1948 com uma linha nova, motores generosos e design aerodinâmico, ainda que vintage. Um dos ícones desta fase é o 175 S Roadster, esportivo inspirado na forma de uma gota dágua.
Usando a base do vitorioso 135 (campeão dos rallyes Alpine Cup, Monte Carlo, Le Mans e diversos Grand Prix), da década de 1930, os engenheiros conceberam um novo modelo, com exagerados pára-lamas e frisos cromados, cockpit recuado sob uma imensa dianteira e detalhes estéticos interessantes que marcaram o design desse automóvel que teve apenas 51 unidades fabricadas. A ideia já não era a de um modelo para vencer nas pistas, mas sim para embelezar garagens de quem podia pagar por um Delahaye.
O modelo 175 S durou apenas três anos no catálogo da marca, e foi descontinuado no início de 1951. Com um novo conceito de modelos esportivos pequenos e a ideia das grandes montadoras em construir modelos esporte em série, os Delahaye já saíam de fábrica com aspecto de "carro velho", e em 1954, sem dinheiro para investir em tecnologia, a empresa decretou falência.
O modelo 175 S da foto pertenceu à atriz inglesa Diana Dors, famosa por representar em filmes de terror. Após sua morte, nos anos 1970, seu filho guardou o carro por vários anos, até que um colecionador o comprou. O carro só precisou de restauração na década de 1990. A parte mais difícil era reproduzir com exatidão o detalhe das águias nas portas e chegar ao tom do couro igual ao da carroceria. O roadster já foi premiado nos eventos Grand Castle du Bois de Boulogne, em Paris, o Monte Carlo Concours e o Coup de l Automobile em San Remo. Após nova e completa restauração, já no século XXI, ganhou o Peeble Beach Concours, nos EUA, no ano de 2007.
Fontes: Exame Expresso (Portugal) e Webmotors.com.br, 26 de janeiro de 2011