Parking News

A Prefeitura de São Paulo concluiu a licitação para o prolongamento da Radial Leste de Itaquera até Guaianases. A obra será executada ao custo de R$ 131 milhões pelo Consórcio Pontal Leste, liderado pela Construtora OAS. Após a assinatura do contrato, no início de fevereiro, o grupo terá dois anos para entregar o novo trecho, antes da Copa de 2014, segundo informou o jornal Estado de S. Paulo.
O prolongamento da Radial Leste é considerado fundamental para atrair empresas e melhores serviços para o extremo da zona leste, uma das regiões mais carentes da capital. A obra ganhou mais importância recentemente, após a cúpula da CBF e o prefeito Gilberto Kassab escolherem o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, como sede paulistana do Mundial.
O projeto prevê cerca de 3,5 km de novas pistas para a região. Também estão previstos dois viadutos já perto de Guaianases, com 350 metros de extensão cada um. Eles farão a ligação entre a Avenida José Pinheiros Borges (Radial Leste) com a Rua Salvador Gianetti, "servindo de ligação entre os bairros de Itaquera e Guaianases e o município de Poá", informou por meio de nota a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb).
Além dos viadutos, também estão previstos alças de acesso, uma terceira faixa em um trecho já entregue da Radial Leste, dois pontilhões e uma ligação entre o bairro da Penha e a Estação do Metrô Artur Alvim. Os responsáveis pela obra também precisarão fazer a canalização do Córrego Verde.
"Quando você prolonga uma via, melhora o desenvolvimento regional em uma área que apresentava problemas viários", afirma o consultor de tráfego Horácio Augusto Figueira. Ele ressalva, no entanto, que é preciso investir em transporte público na região, pois a sequência da Radial Leste já está saturada e convive com congestionamentos frequentes.
Para entender
Uma nova Faculdade de Tecnologia (Fatec), um polo de empresas, mais uma linha do Metrô e uma operação urbana fazem parte de um pacote de obras que Prefeitura e Estado pretendem tirar do papel para repaginar a zona leste até 2014.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de janeiro de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Reserva de vagas gera reclamação (26/01/2011)

O cercamento de vagas na Esplanada dos Ministérios causou reações negativas entre motoristas que costumavam estacionar nos locais anteriormente de livre acesso. A área atrás do prédio que abriga os mi (...)

Trânsito ajuda quem cedo madruga (31/01/2011)

O trânsito carioca anda tão complicado que até os engarrafamentos estão ficando atrasados. Na Avenida Rio Branco, por exemplo, uma das mais importantes do Centro do Rio, o horário de rush mudou. De ac (...)

Batalha subterrânea (fevereiro/2011)

Na garagem de um condomínio da Vila Nova Conceição, bairro da Zona Sul de São Paulo (SP), as portas dos carros têm pouca utilidade aos moradores. Quem estaciona em algumas das minúsculas vagas rotativ (...)


Seja um associado Sindepark