O grupo das montadoras que está trabalhando nessa nova tecnologia conta com o financiamento do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. O objetivo inicial é construir 64 veículos, oito de cada fabricante, e equipar outros 2.000 com esta tecnologia para fazer estudos no próximo ano.
"Não poderíamos testar apenas o sistema Ford, já que precisamos receber mensagens de automóveis de outras marcas como Honda, Hyundai, e Kia, além de enviar informações pare estes modelos", disse Shulman.
Peter Appel, porta-voz do Departamento de Transportes americano, disse que o governo está ajudando a criar um sistema nacional, onde todos os carros, caminhões, ônibus e trens são capazes de se comunicar entre si.
No Salão de Washington, nos Estados Unidos, a Ford mostrou a nova tecnologia em três utilitários Escape. O sistema de comunicação permite que os veículos "falem" uns com os outros usando uma rede de comunicação de curto alcance. Os carros podem então alertar os motoristas de perigos em potencial, especialmente aqueles que não são percebidos.
Fonte: site MotorZine, 27 de janeiro de 2011