Os veículos com placa final 1 deveriam ter passado por inspeção até o dia 30 de abril e os com placa final 2, até 31 de maio. Para os veículos com placa final 3, o prazo terminou no dia 30 de julho.
No entanto, a inspeção, mesmo fora do prazo, pode ser feita a qualquer tempo. Mas, antes de ir a um centro de inspeção, o proprietário deve agendar a vistoria. Para isso, é necessário ter o número do Renavam para a emissão da guia para pagamento da tarifa, que custa R$ 61,98.
Ruídos
Neste ano, a inspeção de ruído é outro item que será avaliado. Os veículos registrados na cidade de São Paulo que forem aprovados na medição de gases e reprovados na de ruídos não receberão o selo e deverão retornar para uma nova inspeção completa.
A análise de ruído começa na pré-inspeção visual, quando é verificado se há alguma anormalidade que possa causar a emissão excessiva de ruído. Depois, será realizada uma análise auditiva, para verificar se o veículo apresenta timbres ou níveis de ruído considerados fora do padrão. Caso seja detectado algum problema, o veículo será encaminhado para a medição com o MNS (medidor de nível sonoro).
Somente os veículos que forem aprovados na inspeção de poluentes serão encaminhados para a medição de ruídos, se houver necessidade.
Fonte: site InfoMoney, 20 de julho de 2011