Mais de 300 pessoas morreram em acidentes de carro na madrugada de São Paulo em 2010 (22/07/2011)
A Polícia Militar (PM) de São Paulo registrou mais de 300 mortes em acidentes de trânsito durante a madrugada nas ruas da capital em 2010. Foram 327 óbitos entre 0h e 6h. "Nesse horário a cidade está mais tranquila. As vias estão propícias para os carros desenvolverem velocidade", explica o capitão Paulo Sergio de Oliveira, chefe do setor operacional do Comando de Policiamento de Trânsito da PM. Segundo o UOL Notícias, os dados da PM mostram que, em 2010, foram registrados 5.501 acidentes na madrugada. "As pessoas estão voltando da balada, infelizmente sob influência de álcool ou drogas. Isso propicia a pessoa a cometer uma infração de trânsito, passar no sinal vermelho, exagerar no limite de velocidade", explica.
No geral, segundo ele, essas colisões tendem a ser mais violentas. "Os acidentes acabam sendo mais graves. E, geralmente, você tem as vítimas fatais", diz.
Neste ano, as autoridades ainda não fizeram um levantamento oficial sobre a incidência de colisões com vítimas após a meia-noite. A imprudência, no entanto, continua na rotina da noite paulista, diz o policial.
O perigo da saída do trabalho
Pelos números da PM, entretanto, o final de tarde concentra o maior número total de acidentes na cidade. A polícia não especifica quantos são relativos à alta velocidade ou não. Em 2010, foram 12.493 colisões registradas na capital nesse horário.
Em termos de mortes, o período vespertino também preocupa. Segundo a polícia, 426 pessoas perderam a vida em acidentes das 18h às 0h.
Fonte: UOL Notícias, 22 de julho de 2011