Parking News

A alta no preço do etanol apresentou aceleração na capital paulista, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Na segunda quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 15 de julho), o valor médio do combustível subiu 5,66% nos postos de São Paulo, bem mais do que a leve alta de 0,54% observada na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias encerrado em 7 de julho).
Para o coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, o comportamento do etanol é surpreendente para este período do ano, já que deveria ainda estar com preços mais em conta para o consumidor, dado o recente início da safra da cana-de-açúcar. "O álcool está surpreendente. Pelo nosso histórico de anos anteriores, o preço dele deveria estar bem mais baixo", disse à Agência Estado.
Enquanto o etanol mostra preços mais elevados que de costume, a gasolina permanece em queda no levantamento da Fipe. Na segunda quadrissemana, o combustível recuou 1,48%. A variação negativa constatada pela Fipe ficou, no entanto, menos expressiva que a da primeira quadrissemana do mês, quando houve declínio de 2,47%.
Em outro levantamento sobre os combustíveis, que envolve semanas em vez das quadrissemanas, o instituto destacou que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou o nível de 67,81% na segunda semana de julho na cidade de São Paulo. O número ficou levemente abaixo da marca de 67,83% observada na primeira semana do mesmo mês.
Para Comune, o nível atual captado pelo levantamento da Fipe também está acima do normal para o período. Segundo ele, essa época do ano costuma mostrar uma relação na casa dos 50% entre o etanol e a gasolina.
O coordenador lembrou que, na segunda semana de julho de 2010, o preço do etanol representava 55,99% do preço da gasolina. No mesmo período de 2009, esta relação estava ainda menor, em 50,74%.
Fonte: Agência Estado, 20 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A lei é para todos (20/07/2011)

Na madrugada do domingo dia 10 de julho, o deputado federal e ex-jogador Romário teve sua habilitação apreendida por se recusar a fazer o teste do bafômetro ao ser parado em uma blitz da Operação Lei (...)

Sem Parar (22/07/2011)

O Sem Parar/Via Fácil, sistema de pagamento automático de pedágios e estacionamentos, acaba de entrar em funcionamento no Shopping Ibirapuera, na capital paulista. Com isso, são 79 shoppings com a fac (...)

Faltam estacionamentos em Taguatinga (19/07/2011)

O crescimento de Taguatinga e, em consequência, da frota de automóveis da cidade, tem agravado um problema para os motoristas: a falta de vagas para estacionar. É o que mostra a dupla do Parceiro do D (...)

O perigo está no ar (27/07/2011)

Combater os altos índices de substâncias tóxicas presentes no ar é para São Paulo um desafio comparável a despoluir o Rio Tietê ou acabar com os congestionamentos de trânsito: especialistas sabem que (...)

São Caetano terá regras para valets (26/07/2011)

Os serviços de manobra e guarda de veículos em São Caetano terão de seguir normas até o fim do ano. Projeto de lei que tramita na Câmara desde 2009 tem por objetivo coibir o funcionamento de empresas (...)


Seja um associado Sindepark