Para o diretor de controle de condutores do Detran, Déltimo Evangelista, um dos fatores que pode contribuir para a reprovação é a falta de preparo dos candidatos ao fazer a inscrição para o exame prático. "Embora o aluno tenha 20 horas de aulas, ele pode não estar preparado da forma adequada", afirmou Evangelista.
De acordo com o Detran, as faltas no teste de direção são classificadas como leves, médias e graves. Um ponto é retirado para as faltas leves. Neste caso, são considerados fatores como movimentos irregulares no veículo, falta de ajuste de retrovisores e descansar o pé na embreagem. As faltas médias - deixar o carro apagar e usar a marcha errada, por exemplo - causam perda de dois pontos ao candidato. Não acionar a seta quando necessário é considerado falta grave e retira três pontos do candidato.
Esbarrar em cones no momento do teste de direção, encostar no meio-fio, avançar a via preferencial, trafegar na contra-mão, exceder a velocidade da via, não parar na faixa e avançar sinal vermelho causam a eliminação do candidato no teste.
Caso a pessoa cometa mais de três pontos ou cause alguma falta eliminatória, será necessário remarcar e fazer um novo exame prático, no prazo de 15 dias.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 20 de julho de 2011