O serviço de estacionamento existe desde 2008 e, de acordo com o Metrô, nunca ocorreu um caso de roubo. Eles têm seguro e o preço é inferior ao cobrado na região. A economia supera 40%. Alguns deles funcionam 24 horas, incluindo os finais de semana e feriados.
Para usar o estacionamento, o usuário precisa comprar um cartão que custa R$ 2 e funciona como um bilhete único que pode ser recarregado. A tarifa dá direito a 12 horas de estacionamento e a duas passagens gratuitas que valem durante o período em que o carro fica parado. O usuário também pode contratar o serviço apenas para deixar o carro sem ter de usar o metrô ou o trem.
Meio ambiente
Desde que foi criado, o serviço já atendeu quase um milhão de usuários. Segundo estimativa da pesquisadora Paula Bertacini, do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP (Universidade de São Paulo), o volume de carros estacionados no Metrô mensalmente reduz em cerca de 0,25% o índice de poluição da cidade. Com a capacidade máxima, a redução chegaria a 0,37%.
Fonte: Diário de São Paulo, 25 de julho de 2011