Por dia passam pela Presidente Dutra 870 mil veículos. É a rota de quem leva mercadorias de um polo ao outro e também de quem segue para outras regiões.
O trecho entre São Paulo e Guarulhos na Dutra é marcado por congestionamentos. De manhã, o movimento é maior na chegada à Capital porque muita gente está indo para o trabalho. À tarde é no sentido contrário, por causa da volta para casa.
Mas esse não é o único trecho com congestionamentos. As câmeras de monitoramento da concessionária que administra a rodovia mostram a chegada dos motoristas a Pavuna, no Rio de Janeiro. O tráfego é maior do que a capacidade da pista. Segundo a concessionária, outro problema é a estreita relação da estrada com as cidades que estão nas margens.
"A questão é que a Dutra é utilizada como avenida, como sistema viário de ligação entre bairros ou entre cidades de regiões metropolitanas, trazendo um fluxo de veículos fora da viagem de longa distância. Em algumas regiões como São José dos Campos há problemas de congestionamentos também", explica o gestor de atendimento da Nova Dutra Marcelo Rezk.
De acordo com a concessionária que administra a Dutra, obras como a ampliação das pistas da Marginal Tietê e do Rodoanel em São Paulo, e a do Arco Metropolitano, no Rio de Janeiro, devem ajudar a desafogar o trânsito no acesso às duas capitais.
Fonte: Bom Dia Brasil, 11 de dezembro de 2009