Inspirado no Type 35, um dos carros de corrida de maior sucesso da Bugatti, que serviu também de inspiração na concepção do Veyron, o Galibier apresenta uma estrutura em alumínio e fibra de carbono, materiais leves e resistentes que também são utilizados na carroceria, além de outras partes do veículo. A abertura bipartida do capô e as oito ponteiras de escape - quatro de cada lado - são algumas das curiosidades "visuais" desse protótipo, a par do vidro traseiro dividido pela terceira luz de stop vertical.
As formas imponentes contrastam com o interior "algo" minimalista, mas ao mesmo tempo requintado, graças aos materiais de elevada qualidade e à inclusão de um relógio Parmigiani, criado propositadamente para o Galibier, que pode ser retirado e colocado no pulso.
Na "casa das máquinas", ou debaixo do capô, o 16 C Galibier faz uso do mesmo motor de 8 litros e 16 cilindros do Veyron, com a particularidade de poder funcionar não só a gasolina mas também a etanol. É capaz de desenvolver 800 cavalos de potência. Não faltam ainda a tração integral e os travões em cerâmica.
Estima-se que, a confirmar-se a sua passagem à produção, o Bugatti 16C Galibier deverá custar algo em torno de 1,3 milhão de euros.
Fonte: www.autoportal.iol.pt, dezembro de 2009