Parking News

Jornal Hoje: "Você prestou atenção onde estacionou o carro?"
Motorista: "Não prestei atenção..."
Jornal Hoje: "Vaga de idoso."
"Vou tirar agorinha", declara Regina Célia da Silva Paia, nutricionista.
Nem é preciso muito tempo no estacionamento de um shopping no Recife para registrar os flagrantes. A placa avisa, mas o motorista atrapalha o trânsito e entra na contramão.
"Mas aqui também não é estacionamento público, né?", questiona Severino Paulo de Melo, motoqueiro.
Jornal Hoje: "Então o senhor acha que não pode ser multado?"
Motoqueiro: "Acho que não."
Klériston ignorou a placa de proibido estacionar e ficou revoltado com a multa de R$ 83,50. "Fiquei indignado em relação ao shopping, porque eu acho que o shopping deveria, pelos meios legais, cabíveis, divulgar isso, que a partir de tal dia o estacionamento estaria sendo fiscalizado por órgão público", declara Klériston Silvestre, designer.
As regras da cidade valem também dentro dos estacionamentos abertos à circulação pública, mesmo que sejam pagos, como é o caso dos shopping centers. Os motoristas que circulam dentro deles e cometem algum tipo de infração estão sujeitos às penalidades previstas na lei.
"Todas as vias terrestres são regulamentadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, podendo ser multado, podendo ser rebocado também o veículo. Todas as penalidades, medidas administrativas podem ser aplicadas em condomínios abertos à circulação", explica Simirâmis Queiroz, do Conselho Estadual de Trânsito-PE.
As autuações só podem ser aplicadas por agentes de trânsito, ou em alguns municípios, PMs e guardas municipais, que têm autorização para circular livremente dentro dos estacionamentos em áreas públicas.
Funcionários do shopping podem apenas orientar os clientes. Estacionamentos de condomínios, supermercados ou empresas que tenham área interna para tráfego de veículos também estão sujeitos à fiscalização.
"Quando a gente respeita as leis lá fora e respeita aqui dentro, a gente também está respeitando a vida lá e aqui", diz Wanderley de Sousa, policial militar.
Fonte: Jornal Hoje, 14 de dezembro de 2009

Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Cobrança será por minuto (08/12/2009)

O ParkShopping mudou a forma de cobrança do estacionamento em Brasília. Desde o dia 7 de dezembro, os clientes do shopping pagam por minuto utilizado, e não mais o pacote das primeiras horas de perman (...)

O caminho que leva ao crime (13/12/2009)

Conquistar meninas, ter poder na comunidade e ostentar armas. Depois de sete meses de entrevistas, pesquisadores constataram que o maior fator de atração dos jovens para o crime é o reconhecimento soc (...)

Capital teve zero km de lentidão (09/12/2009)

Parecia feriado. Dia 8 de dezembro, às 15 horas, São Paulo tinha zero km de congestionamento. A Avenida Paulista estava livre. A 25 de Março, com vagas de estacionamento sobrando. E os pontos de ônibu (...)

Vendas devem bater recorde em 2009 (10/12/2009)

As vendas de combustíveis no Brasil devem bater recorde em 2009, atingindo um volume de 98,1 bilhões de litros, alta de 2% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Sindicato das Empresas Distribu (...)

Há quem ainda vá ao Ibirapuera (12/12/2009)

Embora a antiga sede do Detran, no Ibirapuera, tenha sido desativada há três meses, ainda há motoristas que vão até lá tentar resolver pendências. "Não sabia que tinha mudado", disse à reportagem de O (...)

Comércio terá melhor Natal em 11 anos (08/12/2009)

O comércio terá neste Natal a maior taxa de crescimento de vendas em 11 anos. Projeção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) indica que a receita do varejo deve crescer 12% e (...)

Enfeites de Natal congestionam SP (15/12/2009)

As atrações natalinas da capital paulista estão provocando trânsito noturno em São Paulo. Os piores trechos ficam nas regiões da Avenida Pedro Álvares Cabral, na zona sul - onde está a tradicional árv (...)

Choque de ordem reboca carros na Lagoa (15/12/2009)

Uma operação iniciada nos primeiros minutos da madrugada do dia 14 de dezembro rebocou 12 veículos na calçada da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Muitos deles de moradores do trecho entre os números (...)


Seja um associado Sindepark