Parking News

A partir de janeiro de 2010, o Detran de São Paulo dará um primeiro passo no combate à adulteração da quilometragem dos veículos. O departamento incluirá na vistoria obrigatória o registro do hodômetro - equipamento que conta os quilômetros rodados. A medida, no entanto, é limitada porque não alcança toda a frota do Estado, uma vez que a vistoria só é obrigatória para veículos que estão sendo transferidos de cidade. Os demais proprietários podem levar os carros apenas se quiserem. "Não é a solução para o problema, mas é mais um dado à disposição do cidadão", afirma Bertha Paschoalick, chefe do setor de Legislação do Detran-SP.
Segundo informou o jornal Estado de S. Paulo, durante a vistoria, os técnicos do departamento fazem uma análise visual e preenchem um formulário com dados do veículo. A partir do ano que vem, será registrada também a quilometragem do hodômetro. Uma via fica com o Detran e a outra, com o proprietário. "Não é um laudo científico porque não temos condições de abrir o equipamento para constatar se foi adulterado", explica Bertha.
A violação do hodômetro para a revenda do veículo configura crime contra as relações de consumo e pode até ser considerada estelionato. Por isso, quem desconfiar que foi lesado na compra do carro usado deve procurar a polícia. Depois de registrar o boletim de ocorrência, o veículo deve passar por perícia, quando a fraude poderá ser comprovada.
"A pessoa que vendeu o carro nessa situação obteve uma vantagem econômica perante fraude e pode ser condenada de 1 a 5 anos de prisão", diz o presidente da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB-SP), Cyro Vidal.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 8 de dezembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Cobrança será por minuto (08/12/2009)

O ParkShopping mudou a forma de cobrança do estacionamento em Brasília. Desde o dia 7 de dezembro, os clientes do shopping pagam por minuto utilizado, e não mais o pacote das primeiras horas de perman (...)

O caminho que leva ao crime (13/12/2009)

Conquistar meninas, ter poder na comunidade e ostentar armas. Depois de sete meses de entrevistas, pesquisadores constataram que o maior fator de atração dos jovens para o crime é o reconhecimento soc (...)

Capital teve zero km de lentidão (09/12/2009)

Parecia feriado. Dia 8 de dezembro, às 15 horas, São Paulo tinha zero km de congestionamento. A Avenida Paulista estava livre. A 25 de Março, com vagas de estacionamento sobrando. E os pontos de ônibu (...)

Vendas devem bater recorde em 2009 (10/12/2009)

As vendas de combustíveis no Brasil devem bater recorde em 2009, atingindo um volume de 98,1 bilhões de litros, alta de 2% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Sindicato das Empresas Distribu (...)

Há quem ainda vá ao Ibirapuera (12/12/2009)

Embora a antiga sede do Detran, no Ibirapuera, tenha sido desativada há três meses, ainda há motoristas que vão até lá tentar resolver pendências. "Não sabia que tinha mudado", disse à reportagem de O (...)

Comércio terá melhor Natal em 11 anos (08/12/2009)

O comércio terá neste Natal a maior taxa de crescimento de vendas em 11 anos. Projeção da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) indica que a receita do varejo deve crescer 12% e (...)

Enfeites de Natal congestionam SP (15/12/2009)

As atrações natalinas da capital paulista estão provocando trânsito noturno em São Paulo. Os piores trechos ficam nas regiões da Avenida Pedro Álvares Cabral, na zona sul - onde está a tradicional árv (...)

Choque de ordem reboca carros na Lagoa (15/12/2009)

Uma operação iniciada nos primeiros minutos da madrugada do dia 14 de dezembro rebocou 12 veículos na calçada da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Muitos deles de moradores do trecho entre os números (...)


Seja um associado Sindepark