Na Pedro Álvares Cabral, o trânsito começa às 19 horas e só melhora após as 23 horas. Dia 13, domingo, a reportagem demorou 20 minutos para fazer um trajeto de 1 km, do antigo prédio do Detran até a Avenida Brigadeiro Luís Antonio. Sem trânsito, esse percurso é feito em menos de dois minutos. No sentido contrário, o mesmo trajeto demorou cinco minutos. O reflexo desse volume de carros também é sentido nas Avenidas Brasil, 23 de Maio e República do Líbano.
Para facilitar a vida do paulistano, a Secretaria de Transportes suspendeu a cobrança de Zona Azul do Parque do Ibirapuera nos dias 24, 25, 31 e 1º.
Na rua, por enquanto, as únicas opções para o motorista parar são os espaços ao redor da Assembleia Legislativa. Isso porque a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) proibiu o estacionamento de veículos na Praça Túlio Fontoura, na frente do Clube da Comunidade Modelódromo do Ibirapuera, para liberar mais espaço e facilitar a circulação dos veículos.
Na Paulista, o ponto mais complicado é o da esquina com a Alameda Ministro Rocha Azevedo, por conta da decoração de um banco. O reflexo da lentidão começa já na Avenida Doutor Arnaldo.
Atrações
Sábado: show com padre Marcelo Rossi e convidados no Clube Escola Guarapiranga, na Rua Peixe Vivo, 155, zona sul, às 16h.
Domingo: Parada Momentos Mágicos Disney. O desfile começa na Avenida Olavo Fontoura, na altura da dispersão do sambódromo do Anhembi, na zona norte, e percorre 3 km de ruas do bairro de Santana. O elenco é composto por 200 bailarinos e atores brasileiros. A partir de 9h.
Domingo, dias 24 e 25: o Natal das Luzes, promovido pela Primeira Igreja Batista, na Praça Princesa Isabel, 233, trará corais e, na véspera e no dia de Natal, o musical Jesus, o Emanuel, às 19h.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 15 de dezembro de 2009