Parking News

Motoristas que dão preferência ao pedestre em uma travessia de rua - mas avançam antes que ele conclua o percurso e chegue à calçada - serão alvo, a partir de hoje, de uma intensificação na fiscalização ao respeito das leis de quem anda a pé na cidade de São Paulo. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que 1.854 agentes de trânsito vão dedicar um turno de trabalho exclusivamente para monitorar o respeito aos direitos dos pedestres, destaca a Folha de S. Paulo.
Das 554.573 multas aplicadas de agosto de 2011 - início do programa de segurança ao pedestre - até março deste ano, relativas à legislação de quem anda a pé, 85.130 (15,3%) foram por "deixar de dar preferência ao pedestre".
Também vão estar na mira dos fiscais quem estacionar sobre a faixa de pedestre ou parar sobre ela, os que não dão setas, os que passam em sinal vermelho, além dos que não dão preferência a quem está andando na transversal ou na faixa de pedestre.
Para o engenheiro e consultor em trânsito Luis Antonio Seraphim, o pedestre "está bem mais consciente de seus direitos e está cobrando por fiscalização".
Mas, de acordo com o especialista, é preciso que quem anda a pé "também tenha consciência de suas obrigações no trânsito".
"Há pessoas que acham que podem atravessar a rua de qualquer maneira, com o sinal aberto para os carros ou em qualquer lugar. Isso é se colocar em risco. É preciso haver respeito dos dois lados", afirma Seraphim.
A intenção da nova intensificação na fiscalização é baixar mais as mortes no trânsito desse público. Em balanço divulgado pela CET dia 10, as mortes de pedestres caíram 37% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de maio de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ciclistas pedalam no asfalto sem lei (08/05/2013)

São Paulo não multa ciclistas que descumprem as regras de trânsito. Estimativas apontam que 1,2 milhão de pessoas fazem ao menos uma viagem de bicicleta semanalmente na cidade. Para ativistas do setor (...)


Seja um associado Sindepark