A companhia calcula que cerca de 60 mil passageiros por dia serão beneficiados com as novas medidas que devem reduzir o tempo de viagem dos ônibus.
Operações
- Avenida Aricanduva - bloqueio do acesso da pista expressa para pista local, sentido São Mateus, na saída do viaduto Engenheiro Alberto Badra (Elevado Aricanduva), de segunda à sexta-feira, das 17h às 20h, visando evitar o excesso e o entrelaçamento de veículos na pista local vindos da Radial Leste e do viaduto, antes do cruzamento semaforizado com a rua Júlio Colaço.
Nesse trecho da pista local da avenida Aricanduva trafegam 2.800 veículos/hora e 80 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,32 km/h. Com a medida pretende-se aumentar em até 100% a velocidade das linhas de ônibus no trecho, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 15 minutos.
Com a ativação do bloqueio de veículos à pista local da avenida Aricanduva, os veículos vindos do viaduto Engenheiro Alberto Badra, com interesse em acessar a Vila Carrão/Tatuapé, terão como opção utilizar o próximo acesso da pista expressa para pista local, a cerca de 400 metros do bloqueio, após o cruzamento com a rua Júlio Colaço.
- Avenida Conselheiro Carrão - ativação de baias reversíveis de ultrapassagem, de segunda-feira à sexta-feira, das 6h30 às 9h, no sentido centro, em um trecho de 300 metros, entre a rua Atucuri e a rua Coronel Marques, e em outro de 170 metros, entre a rua Serra de Botucatu e a rua Guaraciaba, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus.
A avenida apresenta um volume de 1.500 veículos/hora e 140 ônibus/hora no trecho apontado, sendo a velocidade média dos ônibus de 7,5 km/hora que, no local, pode aumentar em até 100%, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 20 minutos.
- Avenida Sapopemba - ativação de faixa reversível, no sentido bairro, entre a rua Antônio Buono e a avenida da Barreira Grande, de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 20h, possibilitando a ultrapassagem junto às paradas de ônibus.
Esse trecho da avenida possui apenas uma faixa de rolamento no sentido bairro e um volume veicular de 710 veículos/hora e 208 ônibus/hora, sendo a velocidade média dos ônibus de 5,7 Km/hora. Com a medida pretende-se aumentar em até 150% a velocidade das linhas de ônibus no trecho crítico citado, diminuindo o tempo de viagem em cerca de 30 minutos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 11 de maio de 2013