A equipe de reportagem do Bom Dia DF procurou o dono do carro. Ele confirmou: o velho Monza não sai do lugar desde 2005. Para ele, não há problema algum um carro que não anda ocupar a vaga dos que andam. "Também sou morador, pago meus tributos em dia e, se não me engano, aqui tem vaga para todo mundo", argumenta o engenheiro Wilson Seabra.
A cena se repete em muitas outras quadras. Mas há solução? De acordo com o Detran, carros velhos só podem ser guinchados em situações específicas: quando forem roubados, estiverem estacionados em local proibido, por determinação da Justiça ou quando ameaçarem a saúde e a segurança dos moradores.
"Já encontramos veículos abandonados que eram usados para consumo de drogas, para guardar armamentos ou ainda casos que prejudicavam a saúde pública. Veículos que acumulavam água e eram foco do mosquito da dengue", lembra o gerente de Fiscalização do Detran-DF, Silvain Fonseca.
Pelo sim, pelo não, se um carro estranho aparecer na quadra e nunca sair do lugar, é melhor ligar para o Detran. Pode ser roubado.
Fonte: DFTV - Globo, 19 de janeiro de 2009